.

.

9 de dezembro de 2014

Advento: Saiba quais são os temas que o Pe. Cantalamessa vai pregar ao Papa Francisco


O Papa Francisco e a Cúria Romana começaram no último dia 5 as meditações de preparação para o Advento que são propostas pelo Pregador da Casa Pontifícia, Pe. Raniero Cantalamessa e que estão centradas no tema da “Paz”.

“Se pudéssemos ouvir o grito mais forte que existe no coração de bilhões de pessoas, ouviríamos, em todas as línguas do mundo, uma única palavra: paz!”, afirmou o frade capuchinho na primeira pregação de Advento ao Papa Francisco e à Cúria Romana.

O religioso explicou que “quando falamos de paz”, pensamos quase sempre em uma paz horizontal: “entre os povos, entre as raças, entre as classes sociais, entre as religiões”, mas “a palavra de Deus nos ensina que a paz primeira e mais essencial é a vertical, entre o céu e a terra, entre Deus e a humanidade”.

Dela dependem -indicou- todas as outras formas de paz. Isto nós vemos no próprio relato da criação. “Enquanto Adão e Eva estão em paz com Deus, há paz dentro de cada um deles”, observou.

Nesse sentido, afirmou que refletir sobre o dom da paz “nos ajudará a escutar com ouvidos novos o anúncio natalino: ‘Paz na terra aos homens que Deus ama’".

O Pe. Cantalamessa chamou a atenção sobre o anúncio fundamental sobre a Paz, palavras de São Paulo aos Romanos: “Justificados, pois, pela fé, estamos em paz com Deus por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, mediante o qual também tivemos, pela fé, o acesso a esta graça em que estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.

Conforme informou a Santa Sé, o sermão de doze de dezembro se centrará na paz como tarefa na qual trabalhar, em referência à frase do Sermão da Montanha:

“Bem-aventurados os artífices da paz”. A terceira meditação será sobre a paz como fruto do Espírito, quer dizer a paz interior da alma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain