.

.

22 de outubro de 2014

Empresa japonesa publica primeiros manuscritos da Biblioteca Vaticana na internet



 A Biblioteca Vaticana deu início, há alguns anos, ao ambicioso projeto de digitalização de livros e manuscritos de seu acervo. O objetivo é o de disponibilizar online, até 2018, cerca de 3 mil livros e 18 mil manuscritos. A Companhia japonesa NTT Data, filial de serviços informáticos do grupo de telecomunicações japonês NTT, anunciou na última segunda-feira, 20, a publicação na internet dos oito primeiros manuscritos.

"Nos entusiasma muito ver que estes manuscritos antigos agora estão acessíveis em formato digital de alta definição para um amplo público do mundo inteiro", declarou o Diretor Geral do grupo, Toshio Iwamoto, citado em um comunicado. Atualmente, 8 manuscritos podem ser consultados no site da Biblioteca Vaticana www.vaticanlibrary.va, precisou um porta-voz da Companhia.

Um acordo de 18 milhões de euros com o grupo japonês envolve a digitalização de 3 mil livros, isto é, "cerca de 80 mil volumes e 41 milhões de páginas, que podem ser considerados como bens históricos de toda a humanidade, redigidos entre os Séculos II e XX", havia explicado em março passado, Iwamoto.

"Seguimos com nossa missão que consiste em dar a conhecer melhor estes tesouros, com uma profunda vontade de universalidade", destacou o Prefeito da Biblioteca, Cesare Pasini.

A Biblioteca Vaticana se destaca pela variedade geográfica e temporal de suas obras, que englobam volumes desde a América pré-colombiana até o Oriente chinês e japonês, além da antiguidade de seus arquivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain