.

.

25 de setembro de 2014

Dom Sako pede um mandato da ONU para solucionar a crise no Iraque



O Patriarca católico caldeu, Dom Louis Sako, advertiu que o Estado Islâmico (EI) é um desafio para o mundo inteiro e que os bombardeios aéreos não são a solução para a crise iraquiana, mas é necessário um mandato das Nações Unidas e a participação dos países árabes porque eles conhecem a realidade do Oriente Médio.

Em declarações difundidas pela Rádio Vaticano, o Prelado afirmou que um mandato da ONU “é muito importante. Não se pode ir assim, bombardear, às cegas ... muitas pessoas vão morrer, e se as pessoas que estão ali e são bombardeadas não estão com o Estado Islâmico!”.

“Devemos procurar uma solução mais adequada e salvar as vidas daquelas pessoas, não destruir as infraestruturas, as casas ... Então eu acho que o mandato da ONU seja muito importante”, assinalou Dom Sako, que também pediu que os países árabes tenham iniciativa própria porque “eles conhecem a nossa situação, a nossa cultura, a nossa língua, e eles podem também negociar com o grupo EI, sem fazer uma guerra”.

Entretanto, diante da realidade que se vive, pediu ajuda para o exército iraquiano e curdo que combatem o Estado Islâmico para que os refugiados possam retornar às suas casas. “é preciso tropas terrestres, e não apenas bombardeios, porque bombardear não é uma solução”, insistiu.

Nesse sentido, Dom Sako advertiu que a crise vai mais além do território iraquiano, pois os Jihadistas também se encontram na Síria. Do mesmo modo, assinalou a necessidade de cortar as fontes de financiamento dos fundamentalistas islâmicos.

O Patriarca pediu continuar enviando ajuda humanitária aos refugiados e buscar a libertação das cidades tomadas pelo Estado Islâmico, uma organização fundamentalista “que representa verdadeiramente um desafio para o mundo inteiro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain