.

.

21 de agosto de 2014

Síria: novo apelo do Patriarca Ignace

O que está acontecendo com as comunidades cristãs e outras minorias perseguidas na planície de Nínive e em Sinjar “é um tsunami, é a hecatombe do século”.

É o dramático alarme lançado por sua Beatitude Ignace Youssef III, Patriarca de Antioquia dos Sírios, que através das páginas do jornal francês “Ouest France”, dirige um novo premente apelo aos países ocidentais para deter a limpeza étnico-religiosa organizada e executada pelos jihadistas do ISIS e a socorrer as comunidades cristãs iraquianas.

O Patriarca chama em causa, em particular, a Europa: “A União Europeia, e nela a França tem um papel fundamental, tem a responsabilidade de deter estes terríveis abusos e discriminações”, afirma. “A Europa deve estar à altura de sua missão no Mar Mediterrâneo. Caso contrário – lembra -, as comunidades cristãs do Iraque, da Síria e do Líbano que estão entre as mais antigas do Oriente Médio, correm realmente o risco de desaparecer junto com sua cultura e patrimônio milenar”.

Quatro são os pedidos dirigidos aos governos europeus: deter o fluxo de armas aos grupos jihadistas na Síria e no Iraque, como também aos chamados grupos moderados da oposição na Síria; conseguir na ONU a convocação do Conselho de Segurança para que tome medidas imediatas em favor das pessoas vulneráveis e das minorias no Iraque; exigir do mesmo Conselho uma firme resolução que garanta a volta imediata, com segurança, de todos aqueles que foram obrigados a abandonar suas casas e propriedades; e, por fim, duplicar a ajudas humanitárias, inclusive as ajudas de emergências aos refugiados e deslocados nos Países vizinhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain