.

.

29 de julho de 2014

Papa em Caserta aos evangélicos pentecostais: o Espírito Santo faz a diversidade mas também a unidade

O Espírito Santo faz a diversidade, mas faz também a unidade na Igreja – esta a mensagem principal do Papa Francisco durante o encontro nesta segunda-feira, dia 28, na "Igreja Pentecostal da Reconciliação" em Caserta, sul da Itália, aonde foi encontrar o Pastor Giovanni Traettino, seu amigo dos tempos de Buenos Aires e que, como ele, há muitos anos trabalha em prol do ecumenismo.
Participaram do encontro cerca de 200 pessoas, na sua maioria pentecostais oriundos, principalmente, da Itália, dos EUA e da Argentina. Foi um encontro muito belo e familiar, entre o Papa Francisco e o seu amigo Pastor reunido com a sua comunidade. Comovido, Traettino saudou o Papa por entre os aplausos afetuosos dos presentes:

"Caríssimo Papa Francisco, meu amado irmão, é grande a nossa alegria por esta sua visita: uma grande e inesperada graça, impensável até há pouco tempo atrás. E poderá ver isso nos olhos das crianças, dos idosos, dos jovens e das famílias. Nós gostamos de si! (aplausos)”

“E deve saber uma coisa: também entre nós, evangélicos, temos muito afeto pela sua pessoa (aplausos) e muitos de nós, todos os dias, rezamos por si. Aliás, é muito fácil gostar de si.”

“Muitos de nós até acreditam que a sua eleição a Bispo de Roma tenha sido obra do Espírito Santo (aplausos)."

O Pastor Traettino, que no dia 1 de junho passado participou no encontro do Papa com a Renovação Carismática no Estádio Olímpico de Roma, recordou o esforço do Santo Padre ao ir pela segunda vez a Caserta e afirmou:

"Com homens como o senhor há esperança para nós cristãos!" Em seguida, falou da unidade da Igreja fundada em Jesus Cristo. Disse que o centro da nossa vida é estar na presença de Jesus e que a fé é um encontro pessoal com Ele. Por sua vez, o Papa falou da diversidade que não é divisão e recordou quem é que faz a unidade na Igreja:

"O Espírito Santo faz a diversidade na Igreja e essa diversidade é tão rica, muito bonita; mas, depois, o próprio Espírito Santo faz a unidade. E assim a Igreja é una na diversidade. E para usar uma palavra bela de um evangélico, que amo muito, é uma diversidade reconciliada pelo Espírito Santo."


A unidade – observou ainda o Papa – não é uniformidade, porque "o Espírito Santo faz duas coisas: faz a diversidade dos carismas, e depois faz a harmonia dos carismas".

O ecumenismo é justamente buscar que "essa diversidade seja mais harmonizada pelo Espírito Santo e se torne unidade".

O Santo Padre pediu perdão, como pastor dos católicos, pelas leis emanadas no passado contra os protestantes e de seguida, respondeu aos que ficaram surpresos pelo facto de o Papa ter ido visitar pentecostais dizendo-lhes que foi encontrar os irmãos:


"Alguém estará surpreso: 'O Papa foi visitar evangélicos!' Foi encontrar os irmãos! (aplausos). Agradeço-vos muito e peço que rezem por mim, preciso muito...para que, pelo menos, seja menos mau. Obrigado! (aplausos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain