.

.

4 de julho de 2014

Família: integrar ensinamento da Igreja a valores culturais locais.


Nestes meses que precedem a Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, o Programa Brasileiro dedica uma série de especiais sobre os desafios pastorais da família do ponto de vista da Igreja no Brasil e também no mundo. Tentaremos mostrar uma visão global do matrimônio e da família segundo a fé cristã, no sentido de compreender a sua verdade, bondade e beleza.

Ao constatar que mesmo quando o ensinamento da Igreja sobre matrimônio e família é conhecido, muitos cristãos não o aceitam integralmente, o Instrumento de Trabalho para o Sínodo de outubro 2014 ressalta a importância de valorizar elementos das culturas locais, que podem ajudar a compreender o valor do Evangelho. Algumas Conferências Episcopais afirmam que não é difícil integrar os ensinamentos da Igreja sobre a família com os valores sociais e
morais do povo, presentes nestas culturas. A partir das respostas e observações emersas no questionário enviado às dioceses de todo o mundo, evidencia-se a necessidade de estimular percursos formativos concretos e possíveis.

Testemunho de Pe. Olindo Furlanetto, 66, sacerdote Fidei Donum da Diocese de Treviso (Itália), missionário no Brasil desde 1989. Ele foi o Reitor do Seminário Arquidiocesano São José em Manaus até outubro do ano passado, e agora se encontra em Roma, enviado CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como Ecônomo do Colégio Pio Brasileiro. Ele esteve na RV e conversou com Silvonei José. Clique acima para conhecer a sua experiência. (CM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain