.

.

3 de junho de 2014

LEV publica "As causas dos santos", um manual com aspectos teológicos, históricos e jurídicos da santidade

O que se entende por “fama de santidade?” Quando uma virtude é definida como “heróica”? Como se reconhece um milagre? Em que período histórico a canonização torna-se uma prerrogativa do Pontífice e não mais uma competência dos bispos? O que é uma canonização equipolente? Estas e outras perguntas são respondidas no livro publicado pela Livraria Editora Vaticana (LEV) “As causas dos santos”, um manual de fácil leitura, encontrado nas livrarias a partir desta terça-feira, 3 de junho.

“A santidade pertence ao DNA da Igreja, una, santa, católica e apostólica”, escreve no prefácio da obra o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. “Ao longo dos séculos os Santos constituíram as bússolas espirituais, que orientaram a humanidade para Deus. Eles são os autênticos inovadores da história. Com o seu exemplo humano e espiritual melhoram o mundo, porque o fecundam beneficamente com a verdade e a caridade infinita de Deus”.

Publicado para a Congregação das Causas dos Santos aos cuidados de Vincenzo Criscuolo, Daniel Ols e Robert J. Sarno, o livro articulado em três seções reúne os estudos e pesquisas deste Dicastérico vaticano, desenvolvidos no âmbito do curso anual promovido no “Studium” – a escola instituída em 1984 pelo então Papa João Paulo II, destinada à formação específica dos postuladores e colaboradores, internos e externos.

A primeira, que trata do aspecto teológico, aborda inicialmente o conceito de santidade, portanto, os sinais que a caracterizam, o significado e a importância dos milagres e os procedimentos adotados para o seu exame, os eventos da beatificação e da canonização e a sua relevância pastoral e espiritual, os fenômenos místicos e sobrenaturais.

A segunda seção da obra é de natureza histórico-hagiográfica e está subdividida em quatro partes: a história do culto e dos procedimentos canônicos, o culto das relíquias, a hagiografia cristã ao longo dos séculos, a história e as normas para a composição.

A terceira seção, de conteúdo jurídico, percorre as várias etapas do caminho inquisitorial e investigativo no âmbito diocesano, portanto, o procedimento utilizado na fase romana, com a descrição do papel desempenhado por cada um dos membros envolvidos no processo. (Congregação para a Causa dos Santos, “As causas dos santos”, LEV 2014, 530 pág., EU$ 36,00).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain