.

.

5 de junho de 2014

Cúria deve ter perfil da Igreja missionária de Francisco

Madri  – Dom Marcello Semeraro (na foto) é bispo de Albano e secretário do Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco na reforma da Cúria romana, o chamado 'G8 Vaticano'. Ele está em Madri, apresentando uma edição da 'Evangelii Gaudium', e concedeu entrevista à agência Europa Press explicando o andamento dos trabalhos do Conselho.

A próxima fase será de 1º a 4 de julho e deve coletar o trabalho num projeto de reforma da Cúria “que corresponda à imagem de Igreja missionária que Francisco oferece: uma Igreja em saída, que esteja sempre a serviço do homem”.

Frisando que o projeto está recebendo atenção da opinião pública, Dom Semeraro lembrou a instituição do novo dicastério: a Secretaria da Economia, “muito importante”, garantiu. Assinalou também, na entrevista, que o Instituto para as Obras de Religião (IOR) “é um capítulo sobre o qual está sendo feita uma reflexão, que agora está por conta da Secretaria, que o reorganizará com transparência e eficácia”.

O Papa já participou de quatro reuniões do Conselho dos Cardeais, nas quais “estudou a realidade da Cúria Romana em toda a sua complexidade”, assim como definida na Constituição Apostólica Pastor Bônus, de João Paulo II. “Atualmente, revelou, estamos na fase de conclusão das observações”. Concretamente, o bispo disse que “é possível haver reduções no número dos Conselhos Pontifícios”.

Em todo caso, Dom Semeraro esclareceu que este trabalho “não vai durar eternamente”, confirmando declarações de março passado feitas pelo Diretor da Sala de Imprensa, Pe. Lombardi, de que “presumivelmente, terminará em 2015”.

O bispo revelou ainda que o Papa “está muito atento ao aumento da colegialidade, à comunhão, participação, e principalmente, à missão dentro da Igreja”. “Fora da Igreja, para o Papa, o tema prevalente é a paz, e como observou em sua visita à Terra Santa, o equilíbrio ecológico, “ética de responsabilidade para o futuro do Planeta”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain