.

.

25 de maio de 2014

Francisco às crianças palestinas: a violência se vence com a paz


Belém - Após a visita privada à Gruta da Natividade de Belém, o Santo Padre foi até o "Phoenix Center" de Belém – um centro de reintegração social criado no campo de refugiados de Dheisheh –, onde encontrou as crianças palestinas que vivem neste campo e nos de Aida e Beit Jibrin.

Tratou-se de um encontro intenso. As crianças acolheram o Papa mostrando cartazes com escritas de denúncia: "Cristãos e muçulmanos vivem sob ocupação" – ressaltava um deles. E outro dizia: "Jamais vi o mar". Um garoto saudou o Papa falando em italiano:

"Querido Papa Francisco, somos filhos da Palestina. Há 66 anos nossos pais sofrem a ocupação. Abrimos nossos olhos sob esta ocupação e vimos a 'nakba' (catástrofe, ndr) nos olhos de nossos avós, quando deixaram este mundo. Queremos dizer ao mundo: basta sofrimentos e humilhações!"
O Pontífice agradeceu às crianças por suas mensagens:
"Li aquilo que vocês escreveram nestas folhas" – disse Francisco falando em espanhol – "e compreendo aquilo que estão me dizendo e a mensagem que estão me dando. Jamais deixem que o passado determine a vida. Olhem sempre para frente. Trabalhem e lutem para obter aquilo que vocês querem."

"Porém – observou –, saibam de uma coisa, que não se vence a violência com a violência! A violência se vence com a paz! Com a paz, com o trabalho, com a dignidade de fazer a pátria seguir adiante! Muito obrigado por terem me recebido! E peço a Deus que abençoe vocês! E peço-lhes que rezem por mim! Muito obrigado!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain