.

.

17 de março de 2014

Apostar na formação dos leigos cristãos


“Leigos comunicadores do carisma de J. Scalabrini: viver e transmitir” foi o tema da última Sessão internacional de Formação para Leigos em Migração, que aconteceu de 14 a 16 de Março, em Clairefontaine, Arlon (Bélgica).
Este week-end de formação atingiu este ano a sua 25ª edição consecutiva. Estão inscritos 60 leigos provenientes de França, Bélgica, Luxemburgo e Itália. Cristãos leigos ligados à espiritualidade scalabriniana e colaboradores da missão da Igreja em favor das pessoas em situação de vulnerabilidade social e eclesial, causada pela mobilidade humana.

Os Missionários Scalabrinianos, uma Congregação da Igreja fundada pelo beato João B. Scalabrini (1839-1905), vocacionada para a evangelização dos migrantes () e o testemunho da universalidade do Evangelho, assinalam este ano o 125º aniversário da Fundação da Sociedade de S. Rafael. Uma Obra social criada para a orientação moral e apoio social, como também para a protecção dos migrantes dos traficantes de pessoas – intermediários, agentes de emigração e transportadores marítimos – que, nos finais do Século XIX, exploravam os sonhos dos muitos imigrantes europeus que demandavam as Américas.

Esta aposta na formação de leigos partiu do princípio de que os leigos são sujeitos e não apenas objeto da evangelização da Igreja. No Luxemburgo, as comunidades migrantes são atualmente grandes pólos de religiosidade popular, de espiritualidade que apela à comunhão, e de acção missionária numa sociedade em crescente processo de secularização, crise de valores e eclipse de Deus. (RP – Luxemburgo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain