.

.

28 de janeiro de 2014

Vaticano determina afastamento temporário de "bispo do luxo"


Papa Francisco decidiu que controverso bispo alemão entre em licença até que acusações sejam esclarecidas. Tebartz-van Elst é acusado de gastar 31 milhões de euros em sua residência.

O papa Francisco determinou o afastamento por período indeterminado do controverso bispo de Limburg, Franz-Peter Tebartz-van Elst, segundo anunciou o Vaticano nesta quarta-feira (23/10). Ele ficou conhecido como o "bispo do luxo" por gastar 31 milhões de euros na construção de sua nova residência.


A decisão foi comunicada dois dias após o religioso alemão ter se reunido como o Papa para discutir o escândalo, que abala a Igreja na Alemanha justamente num momento em que o Sumo Pontífice destaca a importância da humildade e do serviço aos pobres.



Segundo comunicado do Vaticano, o bispo deverá passar um tempo "fora da diocese" até o esclarecimento das acusações de que é vítima. Segundo a edição online do diário Bild, Tebartz-van Elst deve ficar em licença "por dois ou três meses".


Acusações de autoritarismo

Tebartz-van Elst vem sendo questionado por alguns padres pela forma considerada autoritária de liderar sua diocese e tem provocado crítica da imprensa e de fiéis pelos custos milionários de renovação da residência episcopal.


As obras deveriam custar 2,5 milhões de euros e já consumiram mais de 31 milhões de euros. O conselho de administração do episcopado acusou o bispo de fazer caros pedidos especiais, como uma banheira de 15 mil euros.

Além disso, a promotoria pública de Hamburgo o acusa de perjúrio por mentir sob juramento a respeito de uma viagem de avião para a Índia, que teria feito na primeira classe.


Bispo alemão gasta demais, irrita fiéis e terá futuro decidido pelo papa;Na pequena Limburg, bispo ganha fama com viagens luxuosas e uma casa de mais de 30 milhões de euros. Fiéis estão indignados, e o caso vai parar no Vaticano. (15.10.2013)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain