.

.

14 de janeiro de 2014

Oriente Médio e África norteiam encontro entre os chefes da diplomacia vaticana e estadunidense

Realizou-se no início da tarde desta terça-feira, no Vaticano, um colóquio entre o Secretário de Estado Vaticano, Dom Pietro Parolin, e o Secretário de Estado dos EUA, John Kerry.

O chefe da diplomacia estadunidense encontra-se empenhado, nestes dias, num tour diplomático internacional para favorecer um acordo de paz entre israelenses e palestinos e o bom êxito da Conferência "Genebra 2" pela paz na Síria, programada para a quarta-feira da próxima semana, dia 22.

Sobre o encontro entre Dom Parolin e Kerry, eis o que disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi:

"O encontro foi muito importante; foi também muito amplo, porque durou uma hora e quarenta minutos. Participaram, junto ao Secretário de Estado norte-americano, o embaixador dos EUA junto à Santa Sé, e três membros do grupo do Secretário de Estado; por parte vaticana, Dom Parolin, que é Secretário de Estado, e o Secretário das Relações com os Estados, Dom Mamberti, e outros dois oficiais da Cúria competentes nos assuntos tratados."

"O encontro foi muito frutuoso e muito rico inclusive de conteúdos – continuou Pe. Lombardi. Os temas principais tratados foram, naturalmente, as questões do Oriente Médio e, em particular, a situação síria, em vista também da Conferência de Paz de Genebra, que está prevista para este mês de janeiro. Naturalmente foram apresentadas as preocupações e os auspícios da Santa Sé, manifestados também no discurso desta segunda-feira feito pelo Papa ao Corpo Diplomático: o desejo de uma solução pacífica do conflito e também o empenho pelas ajudas humanitárias em favor das populações tão provadas. Depois se tratou também do tema das negociações entre Israel e Palestina, encorajando evidentemente a sua prossecução e – se espera – o bom êxito."

"Também a África foi objeto das conversações – afirmou Pe. Lombardi. Conhecemos a situação do Sudão, que se tornou tão dramática nos últimos tempos: e se espera que a mediação que está em andamento por um entendimento entre as partes possa alcançar bons resultados. Tratou-se também o tema dos EUA e por parte vaticana manifestou-se a preocupação da Santa Sé, em sintonia com os bispos estadunidenses, com temas que dizem respeito às regulamentações da reforma sanitária em relação à garantia da liberdade religiosa, da objeção de consciência. Falou-se também sobre o plano do Presidente para contrastar a pobreza e melhorar a situação das faixas mais pobres da população." (RL)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain