.

.

10 de outubro de 2013

Vaticano: nova lei sobre questões financeiras

O Estado da Cidade do Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 09, a adoção de uma nova lei (XVIII) com normas relativas à “transparência, vigilância e informações” financeiras, que assume as orientações dos Papas Francisco e Bento XVI contra “atividades ilegais”.

“A Lei n.º XVIII reforça o atual sistema interno de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento de terrorismo, em linha com os parâmetros internacionais, em particular, com as recomendações do Grupo de Ação Financeira (GAFI)” e a União Europeia, assinala um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé. A lei foi adotada terça-feira pela Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano.

O novo quadro jurídico “consolida a disciplina existente” nas áreas da prevenção e combate à lavagem de dinheiro, destaca o texto, bem como de “vigilância e regulamentação dos entes que desenvolvem profissionalmente uma atividade de natureza financeira”.
A legislação agora em vigor obriga à declaração de transporte “além-fronteiras” de dinheiro, num valor igual ou superior a 10 mil euros, e promove uma maior colaboração e troca de informações por parte da Autoridade de Informação Financeira (AIF) do Vaticano a nível “interno e internacional”.

A Santa Sé fala num “passo importante na direção da transparência e vigilância das atividades de natureza financeira” e num “contributo para a estabilidade e integridade do setor a nível global”. Dom Dominique Mamberti, Secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, assina um “artigo explicativo” da nova lei, segundo o qual é possível “olhar com satisfação” para o trabalho desenvolvido nesta matéria, ao longo dos últimos anos. (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain