.

.

9 de setembro de 2013

Reflexão: Evangelho de São Lucas 5, 5,1-11

                                                     Somos pescadores de homens

Pedro, havia presenciado a cura da sogra. Desta vez vemos que ele estava na barca, quando Jesus chegou e se afastou para poder falar com a multidão sem aglomeração. São episódios muito significativos que nos mostra como nós podemos atingir as pessoas. Hoje temos o microfone, que torna isto até mais fácil, o jeito de atingir mais gente, numa forma espontânea.

Então Jesus disse a Pedro que lançasse as redes em águas mais profundas. Isto significa que deveria ir mais além daquilo que foi durante a noite. Imaginem, o trabalho duro durante toda noite, sem resultado, chega Jesus e manda jogar as redes novamente e mais longe ainda, um trabalho extenuante. Mas Pedro mesmo assim, obedeceu Jesus, para não ter a frustração de chegar em casa sem nada, mas também porque Pedro já achava que realmente Jesus tinha uma capacidade de liderança muito grande.

Pedro não deveria ser uma pessoa fácil, mas mesmo assim acabou obedecendo. Então houve a famosa pescaria tão grande que até as redes se romperam e precisaram até da ajuda de outros. Interessante como Pedro ficou assim apavorado e disse a Jesus que se afastasse dele porque era um homem pecador. Ele não tinha feito nenhum pecado, mas sentiu naquele momento a distância que existia entre Jesus e ele. Pedro já começou ver Jesus de modo diferente. Pedro realmente se reconheceu pecador.

Deus não nos escolhe porque somos bons, ou santinhos. Deus quase não se importa daquilo que a pessoa fez ou deixou de fazer. O que Deus quer é o projeto dele. Nossa Senhora foi escolhida, e ninguém conseguiu ser santo como ela. Pedro não era como Nossa Senhora, são projetos diferentes para pessoas diferentes. Quando Deus dá uma tarefa para alguém, não é pelos méritos, mas pelo seu potencial.
No momento que Deus chama não tem retorno. Jesus disse de hoje em diante vou fazer você pescador de homens, tirá-los do lugar para libertá-los.
O evangelho coloca episódios para serem refletidos, porque a palavra de Deus é sempre cheia de novidades e tem que ser aplicada para nós.

O que estamos fazendo aqui, é uma grande pescaria, na época de Pedro havia rede e hoje temos microfone. Os apóstolos tinham que sair para pregar e nós podemos fazer isto sem sair do lugar. As ondas da rádio vão mais longe do que um sermão de Pedro e de Paulo. Mas tem que ter sempre esta convicção, estamos aqui para continuar esta missão não tem outro sentido o fato de estarmos aqui.

Este episódio de Pedro é a nossa missão: "fazer de você pescador de homens" Todo o nosso trabalho tem que ser voltado para isso. Por isso é que temos que ter a experiência pessoal com Jesus. Ele que faz a diferença em nós.
Eu pensava que Deus não precisava de mim, Mas agora sei e falo pra vocês, Ele precisa de mim e de você. O projeto de Deus é salvar o homem através do próprio homem. Uma reflexão sobre isto nos desperta mais para o trabalho. Em tudo que fazemos tem frutos, que nem sempre são visíveis temos que renovar em nós essa consciência.

Lembrando também que temos uma grande força, que a oração, para fazer o que Ele quer através de nós. Por exemplo São Maximiliano era muito doente, tinha muitos problemas de saúde mas tinha uma grande força. Dos 7 companheiros que fundaram a Milicia ele era os mais doente, mas também o mais forte. Deus se manifesta através de quem reza, a mediação humana também tem força.
Veja esta urna cheia de intenções. Porque pedem para nós rezarmos? Eles acreditam no poder da nossa oração. E nós devemos tornar essa promessa uma realidade: rezar pelos irmãos que nos pedem. Se a gente não reza as intenções não passam do papel. Se a gente reza se torna real.

Muitos acataram a obra e colaboram, mas me pergunto o por quê. Essa gente acredita tanto na obra a ponto de se doar para nos sustentar, são pessoas de fé, porque descobriram que aqui tem uma fonte e se sentem beneficiados. A nossa mediação é eficiente e eficaz, na medida que se tornar verdade. Vamos manter essa visão, a pescaria é uma realidade para nós. Somos nós que temos que lançar as redes para acalçar o maior número de pessoas para Cristo. Temos o exemplo de São Maximiliano Kolbe a proteção e a mediação de Nossa Senhora. Sempre digo que São Maximiliano entendeu que com Nossa Senhora podemos conquistar o mundo inteiro a Cristo. Amém.


Frei Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain