.

.

1 de março de 2013

Hoje, dia 1, temos "Sede Vacante".


 Bento XVI saudou ontem os cidadãos de Castel Gandolfo e os muitos peregrinos presentes


Hoje dia 1 de Março temos "Sede Vacante". O Cardeal Angelo Sodano, Decano dos Cardeais deverá convocar em breve as Congregações Gerais dos Cardeais. Provavelmente, tais reuniões serão convocadas para se iniciarem a partir de segunda-feira dia 4. No âmbito destas reuniões os Cardeais estabelecerão a data de início do Conclave.
Ontem ao final da tarde todas as atenções voltaram-se para o Vaticano e para Bento XVI. Foi pouco depois das 17 horas que partiu do heliporto vaticano para Castelgandolfo.

O helicóptero transportando Bento XVI aterrou em Castelgandolgo às 17.24h, tendo sido acolhido pelo Cardeal Joseph Bertello, Presidente do Governatorato do Vaticano, por Dom Marcello Semeraro, bispo de Albano e ainda pela Presidente da Câmara e pelo Pároco de Castel Gandolfo. Pelas 17.50, o Papa assomou à varanda central do Palácio de Castelgandolfo para "o último acto público", saudando a população local, que o aplaudiu entusiasticamente. Bento XVI improvisou algumas palavras de agradecimento, declarando ter vindo agora na qualidade de "peregrino" que empreende a última fase da sua peregrinação terrena. Estas as suas palavras:
"Obrigado! Obrigado de coração.

Caros amigos, estou feliz por estar convosco, circundado pela beleza do criado e pela vossa simpatia que me faz muito bem, obrigado pela vossa amizade, pelo vosso afecto.
Sabeis que este meu dia é diferente dos precedentes, já não sou Sumo Pontífice da Igreja Católica, até às 8 horas da noite sou ainda, depois não. Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa da sua peregrinação nesta terra. Mas gostaria ainda, de trabalhar, com o meu coração, com o meu amor, com a minha oração, com a minha reflexão, com todas as minhas forças interiores, para o bem comum e o bem da Igreja, da humanidade. E sinto-me muito apoiado pela vossa simpatia. Vamos para a frente juntos com o Senhor para o bem da Igreja e do mundo.
Obrigado.

Abençoo-vos de todo o coração.
Seja bendito Deus omnipotente, Pai, Filho e Espírito Santo.
Obrigado, boa noite

Obrigado a todos vós.

Às 20 horas, ao iniciar a Sede Vacante, a Guarda Suíça cessou o serviço em Castel Gandolfo. Concluiu-se, assim, oficialmente, o ministério de Bento XVI como Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain