.

.

25 de fevereiro de 2013

O que e Fundamentalismo Religioso?



Ultimamente estamos ouvindo falar muito nesse tal de "Fundamantalismo Religioso", por causa dos conflitos entre Estados Unidos e grupos terroristas islamicos. Dizem que os terroristas são fundamentalistas. O que quer dizer com isso?
Fundamentalismo é um estilo de vida. Trata-se de interpretar os textos sagrados de uma religião ao "pé da letra". Se o texto diz por exemplo:

"Que as mulheres fiquem caladas nas assembleias", o fundamentalista não questiona: obedece, como se fosse uma lei divina (sendo que na verdade é um costume de outra cultura que pode - e deve - ser questionado).

Ao contrario a do que muitos pensam, o fundamentalismo não é caracteristico dos povos islâmicos. Em todas as religiões que seguem algum tipo de Escritura Sagrada há o perigo da leitura fundamentalista - mesmo entre os cristãos que seguem a Bíblia

Fundamentalismo, aliás, é também o nome de um movimento que nasceu entre cristãos dos Estados Unidos, em torno da Bíblia. A propostas deles é justamente esta: seguir todos os detalhes, tudo o que estiver escrito na Bíblia, custe o que custar! Agora imagine o que significa seguir ao pé da letra certos textos bíblicos, como, por exemplo, Dt 25, 11-12.

O fundamentalismo destrói a Palavra de Deus, ao dar sentido literal, concreto, a textos escritos em linguagem simbólica, ou a textos que pertecem a épocas e culturas diferentes da nossa. O resultado são atitudes como as de grupos terroristas islâmicos e de governos autoritários que se dizem cristãos e oprimem o mundo com a desculpa de "justiça divina".

O único remédio contra a leitura fundamentalista da Bíblia é: ler do ponto de vista da vida em abundancia para todos, especialmente para aqueles que sentem mais falta de vida : homens e mulheres que sofrem violência, injustiça e opressão.

Fonte: Catequese Hoje / Folheto O Domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain