.

.

16 de fevereiro de 2013

O futuro de Deus


GIOVANNI MARIA VIAN

É um acontecimento sem precedentes, e que por conseguinte deu imediatamente a volta ao mundo, a renúncia de Bento XVI ao papado. Como o próprio Pontífice anunciou com simples solenidade diante de um grupo de cardeais, a partir da noite de 28 de Fevereiro a sede episcopal de Roma ficará vacante e imediatamente a seguir será convocado o conclave para eleger o sucessor do apóstolo Pedro. Assim está especificado no breve texto que o Papa escreveu directamente em latim e que leu no consistório.
A decisão do Pontífice foi tomada há muitos meses, depois da viagem ao México e a Cuba, e numa confidência que ninguém pôde infringir, depois "de ter repetidas vezes examinado" a própria consciência "diante de Deus" (conscientia mea iterum atque iterum coram Deo explorata), por causa da idade avançada. Bento XVI explicou, com a clareza que lhe é própria, que as suas forças "já não são apropriadas para exercer de modo adequado" a tarefa imane exigida a quem é eleito "para governar a barca de são Pedro e anunciar o Evangelho".
Por isso, e só por isso, o Romano Pontífice, "bem ciente da gravidade deste gesto, com plena liberdade" (bene conscius ponderis huius actus plena libertate) renuncia ao ministério de bispo de Roma que lhe foi confiado a 19 de Abril de 2005. E as palavras que Bento XVI escolheu indicam de modo transparente o respeito das condições previstas pelo direito canónico para a demissão de um cargo que não tem comparações no mundo devido ao peso real e à importância espiritual.
Todos sabem que o cardeal Ratzinger não procurou de modo algum a eleição ao pontificado, uma das mais rápidas na história, e que a aceitou com a simplicidade própria de quem confia deveras a própria vida a Deus. Por isso Bento XVI nunca se sentiu sozinho, numa relação autêntica e diária com quem amorosamente governa a vida de cada ser humano e na realidade da comunhão dos santos, apoiado pelo amor e pelo trabalho (amore et labore) dos colaboradores, e amparado pela oração e estima de muitíssimas pessoas, crentes e não crentes. Nesta luz deve ser lida também a renúncia ao pontificado, livre e sobretudo confiante na providência de Deus. Bento XVI sabe bem que o serviço papal, "pela sua essência espiritual", pode ser realizado também "sofrendo e rezando", mas ressalta que "no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé" a um Papa "é necessário também o vigor, quer no corpo, quer no espírito", vigor que nele naturalmente vai diminuindo.
Nas palavras dirigidas aos cardeais, antes admirados e depois comovidos, e com a sua decisão sem precedentes históricos comparáveis, Bento XVI demonstra uma lucidez e uma humildade que é antes de tudo, como já explicara, adesão à realidade, à terra (humus). Assim, não se sentindo mais capaz de "administrar bem" o ministério que lhe foi confiado, anunciou a sua renúncia. Com uma decisão humana e espiritualmente exemplar, na plena maturidade de um pontificado que, desde o início e por quase oito anos, dia após dia, nunca deixou de fazer admirar e deixará um vestígio profundo na história. Aquela história que o Papa lê com confiança no sinal do futuro de Deus.


(©L'Osservatore Romano - 17 de Fevereiro de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain