.

.

20 de novembro de 2012

Fanátismo

O fanatismo é baseado em rejeição de qualquer outra ideia que não a da interpretação particular de quem o possui, não raro considerando-se quem diverge como inimigo.
Existe no meio religioso, científico, político, esportivo.
O fanático é o indivíduo que não aceita opiniões diferentes da dele, e se torna um crítico severo aos outros. Por exemplo, um eleitor tucano (PSDB) que não é capaz de admitir que o PT também faz coisas boas, ou um eleitor petista que não é capaz de admitir que o PSDB também faz coisas boas.
O conflito de uso de véus por parte das mulheres entre a Assembleia de Deus e a Congregação Cristã no Brasil é um exemplo de fanatismo de ambas as partes.
A perseguição que os Adventistas do Sétimo Dia faz a outras denominações por não guardarem o dia do Sábado e por comerem alimentos proibidos pela Lei de Moisés é outra evidência de fanatismo. 
O fanático é aquele que pega no pé dos outros, fica enchendo o saco das pessoas.
Agora, por que existem religiosos fanáticos?
A causa mais comum é o baixo nível de instrução.
O sujeito pode saber ler e escrever muito bem em mais de um idioma, pode ser um mestre no conhecimento da Bíblia, mas não tem um conhecimento científico que suporte o entendimento correto sobre o que significam os versículos bíblicos.
Não leva em consideração que tem detalhes na Bíblia que está de acordo com outras épocas e não a atual, e que foi escrita por outro povo, uma cultura diferente da nossa, figuras de linguagens de um idioma que não é o nosso.
A Bíblia foi compilada numa época que nem o Brasil e nem os Estados Unidos existiam.
A pessoa lê e interpreta tudo o que está lá literalmente, não sabem fazer exegese e hermenêutica.
Outra causa, tem muita gente que é fraca da cabeça. Mas fraca no aspecto emocional, sentimental.
Pessoas histéricas, pessoas com neurose obsessiva, pessoas muito metódicas, são propensas ao fanatismo por alguma coisa.
E pessoas que antes de se converterem a religião eram "vidas tortas", pessoas que se envolveram com vícios, alcoolismo, drogas, promiscuidade sexual, nos casos piores, chegaram a cometer crime, quando chegam ao fundo do poço, não têm mais nada a perder, se convertem, e querem compensar o seu passado fazendo de tudo para agradar a Deus, querem ser perfeitas, infalíveis, e por se tratarem de pessoas muito emotivas, passionais, não têm a noção do bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain