.

.

28 de julho de 2012

Os Arquivos Secretos do Vaticano

O Arquivo Secreto Vaticano realiza sua tarefa específica de guarda e valorização dos atos e documentos relativos ao governo da Igreja universal, prestando um serviço principalmente para o Romano Pontífice e da Santa Sé e, secundariamente, para estudiosos, independentemente da país e da religião.

O nome atual "Arquivo Secreto Vaticano" é atestada para o primeiro semestre de 600 e agora como então qualifica o arquivo privado ( Secretum ) o papa, que atua em primeira mão a jurisdição suprema e exclusiva.

O patrimônio documental preservada em seus vastos depósitos cobre um período de tempo de cerca de 12 séculos (secc. VIII-XX), é composto por mais de 600 acervos arquivísticos e se estende até 85 km lineares de prateleiras colocado, inter alia, na Bunker , sala em dois andares, alojados no porão da Cortile della Pigna dos Museus do Vaticano.
Desde o Papa Leão XIII, de volta em 1881, que abriu suas portas para os estudiosos, o Arquivo Secreto Vaticano tornou-se um centro para a pesquisa histórica das mais importante e famosa do mundo.

De acordo com a prática normal em 1924, o Papa concede acesso livre aos documentos "para o limite pontificados" consultability cronológica atual é definido no final do pontificado de Pio XI (fevereiro 1939). No entanto, como uma exceção a esse costume, Paulo VI, desde o fechamento do conselho de empresa em 1965, tornado acessível aos estudiosos dos Arquivos do Concílio Vaticano II (1962-1965), e, mais recentemente, João Paulo II abriu a consulta sobre fundo do Gabinete de Informação do Vaticano, Prisioneiros de Guerra (1939-1947).

Durante os 400 anos desde a fundação da Secreto Vaticano 100 documentos originais a partir dos arquivos papal referente a um período cronológico entre o oitavo e do século XX, será oferecido pela primeira vez em ver o público em geral em Roma Museu Capitolino, em caso de exposição "Lux em arcana - O Arquivo Secreto Vaticano revela,". que vai abrir em fevereiro de 2012.

Para todas as informações sobre a exposição visite www.luxinarcana.org.

Fonte: Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain