.

.

7 de novembro de 2011

A fé que Salva

O distrito pagão de Tiro e Sidón presenciou uma das cenas mais emocionantes narradas com sumo realismo pelo evangelista Mateus: a cura operada por Jesus, atendendo a súplica da Cananéia (Mt 15, 21-18).
O território fenício tinha, pelo norte, limites com a Galiléia. Os cananeus eram inimigos tradicionais dos judeus. É de se observar que a mulher que veio implorar a cura de sua filha se dirigiu a Jesus como “Filho de Davi”, atestando sua ascendência que ia até o famoso rei judeu. É que a fama de Cristo havia ultrapassado os confins de Israel e, desesperada, aquela mãe viu nos poderes daquele Taumaturgo uma cura que, por certo, havia buscado, até então, com afinco para sua filha e não conseguira. Jesus, inicialmente, não deu atenção àqueles clamores maternos, certamente para experimentar sua persistência.
Os discípulos pediram ao Mestre para afastar aquela mulher que a todos atormentava com seus gritos. Jesus que veio para salvar o mundo inteiro, pregava inicialmente apenas para os Judeus, dado que a evangelização dos pagãos seria realizada mais tarde pelos Apóstolos. A Cananéia, contudo, era inflexível e se prostrou diante dele e clamou: “Senhor, valei-me”. Estava desesperada, pois o demônio atormentava seu ente querido. Aí vem uma das expressões de Cristo as quais têm suscitado tantas reflexões. Ele afirmou à pobre mãe: “Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos”. Ela, porém, replicou: “Assim é, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Diante de tanta fé e humildade Jesus a atende e “desde aquela hora ficou sã a sua filha”. Note-se que as palavras de Cristo que, aparentemente, foram duras devem ser entendidas no contexto social em que foram proferidas. Jesus ao realçar a prioridade dos judeus não incluiu nenhuma idéia de menoscabo com aquele modo de falar. Tanto que a Cananéia, mui sabiamente, se serve da imagem empregada por Ele em seu próprio favor e arrebata a misericórdia de Cristo.
O ser humano precisa sempre de ponto de apoio diante de suas limitações. O Coração do Redentor se torna então um refúgio no qual se pode abrigar tranqüilamente para que sejam afastadas a angústia, a doença e tantos outros males que afligem a criatura neste vale de lágrimas. No Salvador se pode inteiramente confiar. Depositar confiança nos homens é sempre correr o risco de se envolver na mentira, na falsidade (Sl 115,11; Rm 3,4). Abraão porque confiou unicamente em Deus foi por isto exaltado (Gn 22,8-14; Hb 11,17). O erro tantas vezes cometido pelo povo no Antigo Testamento foi esperar nos ídolos, o que era uma impostura (Jr 13,25). A Bíblia é contundente: “Desgraçado o homem que põe a sua confiança no homem [...] Feliz aquele que confia em Javé” (Jr 17, 5.7). Jesus confirmou esta sentença e lembrou a necessidade da opção inicial que recusa qualquer outro Senhor que não aquele, cujo poder, sabedoria e amor paternal merece total e intrépida confiança (Mt 6,24-34). Radicada na fé, a confiança é tanto mais inquebrantável quanto mais humilde, como a da Cananéia que deixou um exemplo inolvidável. Trata-se de reconhecer a onipotência divina, dado que o Ser Supremo está sempre disposto a atender súplicas revestidas de fidúcia e submissão. Esta atitude conduz a uma alegre segurança interior.
O discípulo confiante e humilde se torna testemunha fiel do poder do Onipotente. Confia sempre que a graça celeste há de completar a sua obra e isto, sobretudo, quando o epígono de Jesus atravessa alguma crise existencial. A confiança inquebrantável é, realmente, condição basilar para se alcançar os favores do Todo-Poderoso. É preciso se sentir envolvido na misericórdia divina, através de uma fé profunda. Imersão total na Sua ternura. Isto é possível com a inteligência do coração, como fez a Cananéia. Permanecer centrado em Deus é o segredo para tudo dele obter.

Fonte: Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Professor no Seminário de Mariana - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain