.

.

30 de agosto de 2011

Arcebispo Dom Bruno Gamberini morre aos 61 anos em São Paulo

Corpo será sepultado em cerimônia aberta ao público na Catedral Metropolitana. velório começou às 9h desta segunda (29)
O Arcebispo Metropolitano de Campinas, D. Bruno Gamberini, morreu neste domingo, 28, aos 61 anos, por volta das 15h, em decorrência da falência múltipla de órgãos. O líder católico estava internado desde sexta-feira na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Bandeirantes, em São Paulo, com complicações hepáticas. O corpo será sepultado em cerimônia aberta ao público na Catedral Metropolitana de Campinas, na terça-feira, às 10h. Conforme a tradição, o arcebispo será enterrado na cripta localizada embaixo do altar.


O corpo de Dom Bruno Gamberini chega à Catedral às 9h desta segunda-feira (29), onde será velado. Ainda nesta segunda. estão programadas missas às 10h, 12h15, 15h e 18h15.

De acordo com o médico patologista Tércio Genzini, d. Bruno sofria de síndrome metabólica, quadro que contempla características como sobrepeso e diabetes. “O que culminou na morte de d. Bruno foi a evolução da própria doença. Ele já tinha um quadro de fibrose hepática, teve cirrose e pegou infecção sanguínea”, diz. Ainda segundo o médico, a hemorragia foi tratada, mas a infecção no sangue, chamada translocação bacteriana, generalizou-se quando houve queda brusca de pressão.

Por volta das 13h30 deste domingo, d. Bruno permanecia internado na UTI, sedado e sob ventilação mecânica.
Com o agravamento da função renal e diante da falta de respostas aos medicamentos, foi necessária uma tentativa de hemodiálise, que não foi concluída.
“Interrompemos porque D. Bruno estava muito instável”, explica Genzini. Segundo o médico, D. Bruno não sentiu dor em nenhum momento, já que estava sedado.

D. Bruno Gamberini foi transferido na madrugada da sexta-feira para o Hospital Bandeirantes. Ele estava internado desde a terça-feira, dia 23, na Unidade Coronária (UCO) do Hospital Celso Pierro, em Campinas. A transferência foi decidida por causa da gravidade de seu quadro.

A saúde do arcebispo estava delicada desde que sofreu complicações no fígado e no rim devido ao diabete, em junho. No mês passado, o religiosos voltou ao hospital e passou dois dias na UTI, onde fez uma série de exames. Desde que deixou o hospital, no mês passado, o arcebispo permaneceu em casa, em repouso. Na noite de terça-feira, passou mal na casa em que morava com a sobrinha.

O prefeito Demétrio Vilagra (PT) decretou sete dias de luto oficial. A PUC-Campinas e o Colégio de Aplicação Pio XII suspenderam as atividades acadêmicas nesta segunda-feira. Várias paróquias planejam missas em homenagem ao religioso.

Eleição de novo bispo será realizada por Bento XVI

Sete padres que compõem o Colégio de Consultores de Campinas, presidido pelo monsenhor Fernando de Godoy Moreira, irão nomear um administrador diocesano em até sete dias. Este assumirá provisoriamente o cargo de arcebispo até que o papa Bento XVI nomeie o substituto de d. Bruno. A eleição de um novo bispo é um processo meticuloso, que leva certo tempo e pode demorar até um ano. No entanto, acredita-se que, devido ao tamanho da comunidade cristã da região, será acelerado.

O Núncio Apostólico (representante do papa, presidido por D. Lorenzo Bladisseri) faz uma série de consultas com bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas, para que tracem um perfil da Diocese e indiquem alguns nomes para o futuro bispo, justificando o motivo da escolha. Esse processo é feito com reservas, no chamado “Segredo Pontifício” (que diz respeito somente ao papa). No final, o Núncio apresenta três nomes ao Santo Padre, que elege o candidato mais adequado, de acordo com as necessidades da Diocese.
O escolhido tem toda a liberdade de aceitar ou não, mas tem que apresentar uma carta justificando a não-aceitação.

Eu em particular fiz parte da Comunidade Madre Cabrini - Vila Rosina - Caieiras, quando Dom Bruno era bispo da Diocese de Bragança Paulista, com certeza todos da região devem estar muito tristes com essa notícia!
Descanse em paz Dom Bruno, e aí ao lado de Deus rogue por todos nós que aqui ficamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain