.

.

3 de junho de 2011

Aspecto Moral da Lei Divina

Lei Divina é o que é decretado por Deus e dado a conhecer ao homem através da revelação. 
Podemos distinguir entre a antiga lei, contida no Pentateuco, e da nova lei, que foi revelado por Jesus Cristo e está contida no Novo Testamento.
A Lei Divina do Antigo Testamento, ou a Lei mosaica, é normalmente dividido em preceitos civil, cerimonial e moral. 
A legislação civil regulava as relações do povo de Deus entre si e com seus vizinhos, a matéria regulada cerimonial da religião e da adoração de Deus, a moral era um código de ética divina. Neste artigo, vamos restringir a nossa atenção exclusivamente aos preceitos morais da Lei Divina. No Antigo Testamento, ele está contido em sua maior parte e resumiu no Decálogo (Êxodo 20:2-17; Levítico 19:03, 11-18; Deuteronômio 5:1-33).
O Velho eo Novo Testamento, Cristo e Seus Apóstolos, judeus, assim como a tradição cristã, concordam em afirmar que Moisés escreveu a lei, por inspiração direta de Deus. 
Deus, então, é o legislador, Moisés apenas actuou como intermediário entre Deus e Seu povo, ele apenas promulgou a Lei que havia sido inspirado a escrever. Este não é o mesmo que dizer que toda a antiga lei foi revelado a Moisés. Há evidências abundantes na própria Escritura que muitas partes da legislação mosaica existiam e eram colocadas em prática antes do tempo de Moisés.
 A circuncisão é um exemplo disso. A observância religiosa do sétimo dia é outro, e este fato, parece estar implícita na própria forma em que o Terceiro Mandamento está redigida:. "Lembra-te de dia, o santo sábado" Se excetuarmos as determinações meramente positivo do tempo e da maneira em que o culto religioso era para ser pago a Deus de acordo com este mandamento, a proibição de fazer imagens para representar Deus, contido no primeiro mandamento, todos os preceitos do Decálogo são também preceitos da lei natural, que pode ser recolhida em razão da própria natureza, e na verdade eles eram conhecidos muito antes de Moisés escreveu para baixo a ordem expressa de Deus. 
Este é o ensinamento de São Paulo - "Porque quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas que são da lei, estes não tendo a lei [de Moisés], são uma lei para si mesmos: quem mostrar a obra da lei escrita em seus corações, tendo consciência do seu testemunho para eles "(Romanos 2:14, 15). 
Embora o conteúdo do Decálogo é, portanto, da lei natural e divina, expressa ainda a sua promulgação por Moisés no comando de Deus não era sem as suas vantagens. 
O grande código moral, a base de toda verdadeira civilização, desta forma se tornou a norma clara, certa e reconheceu publicamente da conduta moral para o povo judeu, e através deles para a cristandade.


Como o código de moral que temos no Velho Testamento foi inspirado por Deus e por ele sobre o seu povo, segue-se que não há nada nele que é imoral ou errado. Foi de facto imperfeito, se for comparada com a moral mais elevada do Evangelho, mas, por tudo isso, não continha nada que é censurável. 
Foi adaptado para o palco baixo da civilização a que os israelitas tinham na altura alcançada, a severas punições prescritas para que os transgressores eram necessários para dobrar o pescoço duro de um povo rude, a recompensa temporal estendeu para aqueles que observaram a lei foram adaptadas para uma corrida e não espiritual carnal. Ainda assim as suas imperfeições não deve ser exagerada. 
No tratamento dos pobres, dos estrangeiros, dos escravos e dos inimigos, foi muito superior ao Código civilmente mais avançadas de Hamurabi e outros códigos célebre lei antiga. 
Ele não teve como objetivo apenas a regular os actos externos do povo de Deus, ela limitou também pensamentos licenciosos e desejos de cobiça. O amor de Deus e do próximo, foi o grande preceito da Lei, a sua síntese e resumo, aquele em que toda a Lei e os Profetas dependem. Apesar da indiscutível superioridade, neste contexto, a Lei Mosaica para os outros códigos da Antiguidade, não escapou das críticas negativas de hereges em todas as idades e dos racionalistas em nossos dias. 
Para atender a essa crítica adversa, será suficiente para indicar alguns princípios gerais que não deve ser perdido de vista, e depois de tratar alguns pontos com maior detalhe.
Ela sempre foi livremente aceito por cristãos que a Lei Mosaica é uma instituição imperfeita; ainda Cristo não veio para destruir, mas cumprir e aperfeiçoá-lo. Devemos ter em mente que Deus, o Criador e Senhor de todas as coisas e, o Juiz Supremo do mundo, pode fazer e comandar as coisas que o homem a criatura não está autorizada a fazer ou comando. Por esse princípio, pode explicar e defender a ordem dada por Deus para exterminar certas nações, ea permissão dada por ele aos israelitas para estragar os egípcios.
As tribos de Canaã merecia o destino a que foram condenados por Deus, e se havia pessoas inocentes entre os culpados, Deus é o Senhor absoluto da vida e da morte, e Ele não comete injustiça quando Ele tira o que Ele tem dado. Além disso, ele pode fazer por presentes de uma ordem superior em outra vida para os sofrimentos que suportou pacientemente ter sido nesta vida. Uma grande falta de perspectiva histórica, é demonstrado por aqueles, os críticos que julgam a Lei Mosaica pelos cânones humanitário e sentimental do século XX. Um recente escritor (Keane, "O argumento moral contra a inspiração do Antigo Testamento", no Hibbert Journal, Outubro, 1905, p. 155) diz ser muito chocado com o que está prescrito em Êxodo 21:5-6. É aí previsto que se um escravo hebreu que tem uma esposa e filhos prefere ficar com seu mestre ao invés de sair livre quando o ano sabático vem redondo, ele está a ser levado para a porta e pós-se entediado com sua orelha com uma sovela, e então ele deve permanecer como escravo para a vida.
 Era um sinal e sinal que ele era conhecido por ser um escravo ao longo da vida. A prática foi, sem dúvida, já está familiarizado com os israelitas do tempo, como era para os seus vizinhos. 
O próprio escravo, provavelmente não pensou mais da operação do que uma beleza Sul-Africano, quando o lábio ou na orelha é furada para o lábio do anel eo brinco que, na sua estimativa são para adicionar a seus encantos. É realmente muito sério quando um professor faz essa receita a base para uma acusação grave de desumanidade contra a lei de Moisés.
 Nem deve a instituição da escravidão ser um motivo de ataque contra a legislação mosaica. Ela existiu em toda parte e, embora, na prática, que está apto a conduzir a muitos abusos, ainda, na forma leve em que foi permitido entre os judeus, e com as garantias previstas pela lei, não pode ser dito com verdade a ser contrária à moralidade som.
A poligamia eo divórcio, embora menos insistiu pela crítica racionalista, na realidade, constitui uma dificuldade mais séria contra a santidade da lei mosaica que qualquer daqueles que acabam de ser mencionadas. A dificuldade é aquela que tem atraído a atenção dos padres e teólogos da Igreja desde o início. Para respondê-la eles tomam a sua posição sobre o ensino do Mestre, no capítulo XIX, de São Mateus e as passagens paralelas de Sagrada Escritura. 
O que há, disse o divórcio é aplicável a pluralidade de esposas. A lei rigorosa do casamento foi dado a conhecer aos nossos primeiros pais no Paraíso: "Eles serão dois numa só carne" (Gênesis 2:24). 
Quando o texto sagrado diz que dois exclui a poligamia, quando ele diz que uma carne que exclui o divórcio. Em meio à frouxidão geral com relação ao casamento que existia entre as tribos semitas, teria sido difícil para preservar a lei estrita. 
A importância de um rápido crescimento entre o povo escolhido de Deus, de modo a capacitá-los para se defender dos seus vizinhos, e para cumprir seu destino nomeado, parecia favorecer o relaxamento.
A exemplo de alguns dos chefes dos antigos patriarcas foi levado por seus descendentes como sendo um indício suficiente da dispensa concedida por Deus. 
Com salvaguardas especiais anexos Moisés aprovou a revelação divina por causa da dureza do coração do povo judeu. Nem a poligamia ou o divórcio pode ser considerada contrária aos preceitos primários da natureza. O fim primário do casamento é compatível com ambos.
Mas pelo menos eles são contra os preceitos secundários da lei natural: ao contrário, isto é, o que é necessário para o bem-ordenação da vida humana. Nestes preceitos secundários, no entanto, Deus pode prescindir de um bom motivo, se acha por bem fazê-lo. Ao fazer isso ele usa sua autoridade soberana para diminuir o direito à igualdade absoluta que existe naturalmente entre homem e mulher, com referência ao casamento. Desta forma, sem sofrer qualquer mancha em sua santidade, Deus pode permitir a poligamia eo divórcio sanção da Lei Velha.


Cristo é o autor da Lei Nova. Ele alegou e exerceu a autoridade legislativa suprema em questões espirituais, desde o início da sua vida pública, até a Sua ascensão ao céu. 
Nele, a antiga lei teve a sua realização e atingir o seu objectivo principal. 
A legislação civil de Moisés tinha por objetivo formar e preservar um povo peculiar para a adoração do único Deus verdadeiro, e para preparar o caminho para a vinda do Messias que estava para nascer da descendência de Abraão.
 O novo Reino de Deus, que Cristo fundou não se limita a uma única nação, que abraçou todas as nações da terra, e quando o novo Israel foi constituído, o antigo Israel com a sua legislação separatista tornou antiquada, que havia cumprido sua missão. 
As leis cerimoniais de Moisés eram tipos e figuras do mais puro, mais espiritual, mais eficaz e do sacrifício e os sacramentos da Nova Lei, e quando estes foram instituídos os primeiros perderam o seu significado e valor. 
Com a morte de Cristo na Cruz da Nova Aliança foi selada, eo velho foi revogado, mas até que o Evangelho tinha sido pregado e devidamente promulgada, em deferência aos preconceitos judaicos, e por respeito para as ordenanças que, afinal, foram Divino , aqueles que desejavam fazê-lo foram em liberdade em conformidade com as práticas da lei mosaica. Quando o Evangelho foi devidamente promulgado os preceitos civis e cerimoniais da lei de Moisés tornou-se não apenas inútil, mas falsa e supersticiosa, e, portanto, proibido.
Foi o contrário com os preceitos morais da lei mosaica. O Mestre ensinou expressamente que a observância destes, na medida em que são prescritos pela própria natureza, é necessária para a salvação - "Se queres entrar na vida guarda os mandamentos" - aqueles preceitos conhecidos do Decálogo. 
Desses mandamentos essas palavras são de Sua especialmente verdadeiro: 
 "Eu não vim destruir a lei, mas cumpri-la."
Isso Cristo fez por insistir novamente na grande lei de caridade para com Deus eo homem, que explicou mais detalhadamente e deu-nos novos motivos para praticar. Ele corrigiu os glosses falsa com a qual os escribas e os fariseus tinham obscurecido a lei como revelada por Deus, e Ele afastou a pilha de observâncias mesquinhos com os quais eles tinham sobrecarregado, e fez dela um fardo intolerável.
Ele denunciou em termos unmeasured o externalismo dos fariseus observância da lei, e insistiu em seu espírito a ser observado, bem como a carta. Como já foi adaptado a uma lei do amor, que substituiu a Lei Mosaica do medo, Cristo quis atrair os homens a obedecer seus preceitos por motivos de caridade e de obediência filial, em vez de obrigar a apresentação de ameaças de punição.
Ele prometeu bênçãos espirituais em vez de temporal, e ensinou seus seguidores a desprezar os bens deste mundo a fim de fixar suas afeições nas alegrias futuro da vida eterna.
Ele não se contentou com uma observância nua da lei, Ele ousadamente propôs aos seus discípulos a infinita bondade e santidade de Deus para o seu modelo, e os exortou a ser perfeito como seu Pai celeste é perfeito. Para tais como foram especialmente chamado, e que não estavam satisfeitos em observar os mandamentos apenas, ele propôs conselhos de perfeição consumada. 
Ao observar esses seguidores Sua especialmente escolhidos, não só conquistou seus vícios, mas destruiu as raízes deles, constantemente negando sua propensão natural para as honras, riquezas e prazeres terrenos. Ainda assim, é admitido pelos teólogos católicos que Cristo não acrescentou novos preceitos meramente moral à lei natural. Há, naturalmente, a obrigação moral de acreditar nas verdades que o Mestre revelou a respeito de Deus, o destino do homem e da Igreja. obrigações morais, também, surgir a partir da instituição dos sacramentos, algumas das quais são necessárias para a salvação. 
Mas até aqui nada é adicionado diretamente à lei natural, dada a revelação da verdade de Deus, a obrigação de acreditar que segue naturalmente para todos aqueles para quem a revelação é feita conhecida, e dada a instituição de meios da graça e da salvação, a obrigação de usá-los também segue necessariamente.


Como vimos acima, o mestre revogadas as dispensas que tornou a poligamia eo divórcio legal para os judeus, devido às circunstâncias especiais em que foram colocados. 
Neste contexto, o direito natural foi restaurado para a sua integridade primitiva. De modo algo semelhante no que diz respeito ao amor aos inimigos, Cristo explicou claramente a lei natural da caridade no ponto, e exortou-o contra a perversa interpretação dos fariseus. 
A Lei de Moisés tinha ordenado expressamente o amor de amigos e concidadãos. Mas, ao mesmo tempo, proibiu os judeus de fazer acordos com os estrangeiros, para celebrar a paz com os amonitas, moabitas, e outras tribos vizinhas, o judeu foi autorizado a praticar a usura em lidar com estrangeiros, Deus prometeu que Ele seria um inimigo os inimigos do Seu povo.
A partir de disposições semelhantes a estes e os médicos judeus parecem ter chegado à conclusão de que era lícito odiar os inimigos.
Mesmo Santo Agostinho, assim como alguns outros Padres e Doutores da Igreja, o pensamento de que o ódio dos inimigos, como a poligamia eo divórcio, foi permitido aos judeus devido à sua dureza de coração.
É claro, porém, que, uma vez que os inimigos têm a mesma natureza com a gente, e são filhos do mesmo Pai comum, eles não podem ser excluídos do amor que, pela lei da natureza, que devemos a todos os homens.
Esta obrigação de Cristo não menos claramente que belamente expostos, e nos ensinou a prática, por Seu próprio exemplo nobre. 
A Igreja Católica, em virtude da comissão que recebeu de Cristo é  divinamente constituída de intérprete da lei divina, tanto do Antigo e do Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain