.

.

8 de setembro de 2010

Liturgia - Posições do Corpo

Sentados: É uma posição cômoda que favorece a catequese, boa para a gente ouvir as leituras, a homilia e meditar.

De pé: É uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição para obedecer.

De Joelhos: De início, o Cristão ajoelhava-se somente nas orações particulares. Depois toda a comunidade passou a ajoelhar-se em tempo de penitência. Agora essa posição é comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho.

Ajoelhar-se perante alguém era sinal de homenagem a um soberano. Hoje significa adoração a Deus.

Genuflexão: É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existe o sacrário.
Inclinação: Inclinar-se diante alguém é sinal de grande respeito. É também adoração, diante do Santíssimo Sacramento.

Mãos levantadas: É atitude dos "orantes". Significa súplica e entrega a Deus.

Mãos juntas: Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé súplica, confiança e entrega da vida.

Prostração: Gesto muito antigo, de grande humildade, bem a gosto dos orientais. Estes se prostravam com o rosto na terra para orar. Assim fez Jesus no Horto das Oliveiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain