.

.

5 de setembro de 2010

Dízimo e a sua Consciência

Dízimo significa a décima parte de alguma coisa ( dos rendimentos, dos frutos ).
No caso do dízimo da Igreja, devido a todo um processo histórico de transformação que a Igreja vem sofrendo, o dízimo foi adequado à nossa época. Atualmente a palavra " dízimo " deve ser entendida dentro de um contexto e sentido histórico novos.
Hoje, quando se fala em dízimo, antes da contribuição em dinheiro, entende-se a participação do cristão na comunidade. A oferta do dízimo será decorrência desta participação. Assim, a palavra dízimo não mais significa, como antigamente, a décima parte dos frutos, do salário mensal, mas "uma contribuição que o leigo dá todo mês".

Qual seria essa contribuição?

Vamos ver  a três maneiras mais adotadas pelas comunidades atualmente:

1) Cada um poderá contribuir com a quantia que deseja, de acordo com a sua consciência. Ela será o juiz de cada um.

2) Algumas comunidades adotaram o sistema de uma porcentagem sobre o salário -1% da renda. Neste caso, os mais ricos seriam privilegiados, pois pagariam muito pouco.

3) Um minímo obrigatório para todos. Poderia ser difícil os mais pobres, pois eles poderiam não ter esse mínimo.

Das três modaliddes, a primeira me parece a melhor, Apela mais para a responsailidade de cada um. Mais justa porque não sacrifíca o mais pobre, e o mais rico poderia ajudar mais sua comunidade.
Em qualquer das três modalidades, deve haver um período estipulado para o oferecimento do dízimo, até o dia 12 de cada mês por exemplo, sofrendo correção monetária toda vez que o salário é reajustado, para que a comunidade possa levar adiante sua atividade pastoral, pois tudo fica caro muito depressa.
O dízimo é devolver pra Deus um pouco do muito que Ele nos deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain