.

.

29 de setembro de 2010

CATEQUESE EUCARÍSTICA - Comunidades Catequéticas


1. Os (as) catequistas, em todas as paróquias, sejam reunidos na Comunidade Catequética, constituída por todos que estarão a serviço da Palavra de Deus, da Evangelização e Catequese das crianças. A responsabilidade pela Comunidade Catequética é do pároco, em primeiro lugar, do vigário paroquial, do diácono ou do(a) coordenador(a) da Catequese.


2. Os(as) catequistas tenham vida cristã, familiar e profissional exemplar, sendo devidamente capacitados para o seu serviço de Igreja. Jamais sobreponham a "sua" verdade à Verdade de Jesus Cristo e ao Magistério da Igreja.


3. A Comunidade Catequética reúna-se ao menos mensalmente, com o objetivo de os(as) catequistas crescerem na fé, habilitarem-se melhor para o seu ministério, trocarem experiências, resolverem os problemas que houver, avaliarem o trabalho feito e confraternizarem-se entre si.


4. É dever de todos os(as) catequistas, participarem do Encontro Diocesano Anual de Catequistas como, também, dos encontros em suas Regiões Pastorais e comunidades paroquiais.


5. A paróquia coloque à disposição dos(as) catequistas os textos, recursos audiovisuais e outros, necessários para o seu aprimoramento.


- Pré-Catequese


6. Haja nas paróquias e comunidades uma séria preocupação com a Pré-Catequese de crianças de quatro a oito anos.


7. O ideal é que seus pais assumam a sua primeira evangelização e catequese. Não o fazendo, é responsabilidade dos párocos e coordenadores(as) da Catequese Paroquial organizarem grupos de crianças para a pré-catequese.


8. Seja a pré-catequese adaptada à capacidade e psicologia das crianças e o mais motivadora possível, usando-se com freqüência vídeos bíblico-catequéticos, dramatizações, cartazes etc.


- Preparação para Primeira Comunhão Eucarística


9. Levando-se em conta a importância e a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja, da comunidade paroquial e de todos os cristãos, a preparação para a Primeira Comunhão deve ser um momento forte de catequese eucarística para as crianças e, se for o caso, também para adolescentes, jovens e adultos que ainda não a tenham feito.


10. Insistam os catequistas no dever da comunhão pascal e da comunhão freqüente, incentivando as crianças à Celebração Eucarística de preceito e à piedade eucarística.


11. A comunhão eucarística somente poderá ser administrada para crianças que tenham o pleno uso da razão ou, se deficientes mentais, tiverem o mínimo de consciência e de preparação adequada às suas limitações.


12. A preparação para a Primeira Comunhão Eucarística poderá ser iniciada aos oito anos de idade, normalmente na segunda série do Ensino Fundamental.


13. Excepcionalmente, o pároco e o(a) coordenador(a) da Catequese de Primeira Comunhão Eucarística poderão autorizar que uma criança, devidamente preparada por seus pais, possa fazer a sua Primeira Comunhão antes dos dez anos de idade. Tais crianças sejam examinadas pela paróquia a fim de comprovar sua preparação.


14. O tempo mínimo de preparação deverá ser de dois anos letivos. Os encontros semanais tenham o mínimo de uma hora de duração.


15. As inscrições para a Catequese de Primeira Comunhão Eucarística sejam feitas pela mãe, pai ou responsável. Haja ao menos uma reunião com os pais para dar orientações a respeito da catequese de seus filhos e eliminar eventuais dúvidas.


16. Na inscrição dos catequizandos, verifique-se se foram validamente batizados e, em caso de dúvidas, sejam batizados sob condição.


- Conteúdo Básico e Metodologia da Catequese da Primeira Comunhão Eucarística


17. A Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica são textos básicos obrigatórios para as(os) catequistas em toda a Diocese de Jundiaí. Neles está o que a Igreja crê, vive, celebra e ora. Nenhum(a) catequista afaste-se do Magistério oficial da Igreja no exercício de seu ministério.


18. A catequese nas paróquias observe com fidelidade as orientações dos documentos da Santa Sé, da CNBB e da Diocese, a respeito do tema.


19. O texto adotado para as crianças contenha, ao menos, as principais verdades da fé: Santíssima Trindade, pessoa de Jesus Cristo, Maria Santíssima, Sacramentos, Igreja, os mandamentos do Decálogo, as principais orações e orientações sobre a História da Salvação.


20. Durante a preparação para a Primeira Comunhão Eucarística valorize-se, especialmente, a doutrina sobre os Sacramentos da Penitência e da Eucaristia.


21. No período de preparação, as crianças sejam incentivadas vivamente à integração na vida da comunidade paroquial, sobretudo, à freqüência da missa dominical.


22. Utilizem-se na Catequese de Primeira Comunhão Eucarística, com freqüência, os recursos audiovisuais, slides, vídeos bíblico-catequéticos, CD-Room, cânticos, dramatizações, quadros etc.


- Os Pais na Catequese de Primeira Comunhão Eucarística


23. Todo o processo de preparação para a Primeira Comunhão Eucarística envolva os pais ou tutores dos catequizandos inscritos.


24. É vivamente recomendada a catequese familiar, segundo experiências válidas feitas em várias comunidades paroquiais da Diocese.


25. A família seja sempre integrada na ação catequética paroquial. Haja reuniões periódicas com pais e responsáveis.


- Catequese Preparação para Primeira Comunhão Eucarística em Escolas


26. Ouvido o pároco e o(a) coordenador(a) da Catequese, o Bispo Diocesano poderá autorizar a formação de grupos de crianças que se preparem para a Primeira Comunhão Eucarística em escolas católicas ou em outras escolas que o solicitem.


27. As condições para a formação de tais grupos são: início da preparação a partir dos oito anos, na segunda série do Ensino Fundamental, dois anos de duração, texto adotado pela Paróquia em que a Escola esteja situada e participação dos pais nas reuniões programadas em comunhão com a Paróquia, contato permanente com o pároco. É recomendável, nestes casos, haver na escola a pré-catequese para as crianças que ainda não estão cursando a segunda série.


28. Em casos normais, a Primeira Comunhão Eucarística seja feita na Igreja Matriz ou em Capela Pública da comunidade.


29. As crianças inscritas nos grupos de preparação de suas escolas sejam orientadas para as Missas paroquiais de crianças.


30. Os(as) catequistas, que preparam crianças para Primeira Comunhão Eucarística em escolas públicas ou particulares, devem ser aprovados pelo pároco.


-Momentos a reparação para a Primeira Comunhão Eucarística




31. Decorrido o primeiro ano da preparação, as crianças deverão fazer a sua primeira confissão, devidamente motivadas para a mesma. Seja essa confissão precedida ou realizada em um rito penitencial comunitário. Antes do dia da Primeira Comunhão Eucarística, propiciem-se, a todas as crianças já preparadas, sacerdotes para as confissões auriculares.


32. No decorrer da preparação, sejam as crianças orientadas e incentivadas para as celebrações eucarísticas dominicais. Promovam-se celebrações, em preparação para o Natal, Páscoa e outras celebrações do calendário litúrgico da Igreja e ainda para as comemorações do dia das mães, dia dos pais, dia do Padre e outras que acharem convenientes.


33. A renovação dos compromissos do Batismo seja feita, na medida do possível, com destaque, na mesma semana da Primeira Comunhão Eucarística, em Celebração Eucarística ou outra celebração bem preparada, na presença dos seus pais ou tutores.


34. Dê-se à Missa de Primeira Comunhão Eucarística toda a solenidade possível, delas participando os seus pais, responsáveis e parentes. Permite-se que haja uma Celebração da Eucaristia em horário especial e sempre em dia festivo para a Primeira Comunhão.


35. Evite-se o luxo, tanto na ornamentação do local quanto nas vestes das crianças, recomendando-se a superação das diferenças e classes sociais em seus trajes.


36. Os pais sejam instantemente incentivados a se confessarem na ocasião e comungarem no dia da Primeira Comunhão Eucarística dos seus filhos.


Catequese e Primeira Comunhão ou Eucarístia Portadores de Deficiência


37. Em todas as paróquias da Diocese haja uma especial preocupação com a Catequese de crianças portadoras de deficiências físicas ou mentais.


38. Organizem-se para elas grupos especiais de preparação para a Primeira Comunhão Eucarística e Crisma.


39. Portadores de deficiência física - surdos, mudos, cegos, paralíticos - sejam preparados levando-se em consideração as suas limitações.


40. Deficientes mentais merecem uma atenção toda especial. Na medida em que tiverem um mínimo de entendimento e de consciência, podem, devem e têm o direito de ser preparados para a Primeira Comunhão Eucarística, com as limitações de cada caso.


41. Recomenda-se a formação de grupos de portadores de deficiência que se preparem para a Primeira Comunhão Eucarística nas próprias APAES ou, em outras entidades congêneres abertas a isso.


42. Para um deficiente receber a comunhão Eucarística é necessário que saiba, ao menos, distinguir o pão-eucarístico do pão comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain