.

.

11 de setembro de 2009

SACRAMENTO DA ORDEM

A ordem é o sacramento, graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus apóstolos continua sendo exercida pela igreja até o fim dos tempos.
A palavra ORDEM vem do latim “ORDO” sacramento porque é SAGRADO e ordem quer dizer; DELEGAÇÃO DE PODER.
Pela ordenação a pessoa se habilita a agir como representante de Cristo, cabeça da igreja em sua triplica função de SACERDOTE, PROFETA E REI.
O BATISMO, a CONFIRMAÇÃO e a EUCARISTIA são os sacramentos da iniciação cristã. Fundam a vocação comum de todos os discípulos de CRISTO, vocação à santidade e a missão de evangelizar o mundo.
Nesses sacramentos, os que já foram consagrados pelo Batismo e pela Confirmação para o sacerdócio comum de todos os fiéis podem receber CONSAGRAÇÕES específicas. Os que recebem o sacramento da ORDEM são CONSAGRADOS para ser, em nome de CRISTO,” Pela palavra e pela graça de Deus, os PASTORES DA IGREJA”. Pôr sua vez, “ os esposos cristãos, para cumprir dignamente os deveres de seu estado, são fortalecidos e como que CONSAGRADOS por um sacramento especial”.
O sacramento da ordem é conferido pela IMPOSIÇÃO DAS MÃOS, seguida de uma solene oração consacratória que pede a Deus, para o ORDINANDO, as graças do Espírito Santo para exercer seu ministério. A ordenação imprime um caráter indelével.
A Igreja só confere o sacramento da ordem a homens batizados, cujas aptidões para o exercício do ministério foram devidamente comprovadas. Cabe à autoridade da Igreja a responsabilidade e o direito de chamar alguém para receber as SAGRADAS ORDENS.
OS MINISTROS ORDENADOS PODEM SER:

- DIÁCONO: vem de DIAKONIA,em grego, SERVIÇO. Sua vocação é o serviço à comunidade, em todas as áreas. Anima as lideranças, forma catequistas, preseide a Celebração da Palavra...,pode ministrar os sacramentos do Batismo, da Unção dos Enfermos e do Matrimônio.

- PADRE: é o pai espiritual, o guia da comunidade.Sua função é a de servir como base e apoio para toda a comunidade, no processo de crescimento na fé. Anima as lideranças, auxilia na administração paroquial, promove formação..., além de administrar Batismo, Matrimônio, Confissão e Unção dos Enfermos, o padre preside a Celebração Eucarística.
É o padre que realiza o MEMORIAL da CEIA de JESUS, a EUCARISTIA.

-BISPO: preside e coordena a Igreja local, ou seja, Sua figura nos lembra os apóstolos, líderes da Igreja desde os primeiros tempos. Ele anima as pastorais e movimentos, coordena a comunicação entre as comunidades e garante a ligação da Igreja local com a Igreja Universal.
Administra os sacramentos da ORDEM e da CRISMA.
Quando é preciso eleger um Bispo, Cardeal ou Papa é feito uma eleição, uma reunião que recebe o nome de CONCLAVE que significa:REUNIÃO DE PORTAS FECHADAS, esta reunião pode levar dias, até que se tenha o escolhido para um dos títulos acima citado; Por isso que no VATICANO existe uma CHAMINÉ,pois quando se têm um eleito a FUMAÇA DA CHAMINÉ É BRANCA e quando não se tem um eleito escolhido a FUMAÇA DA CHAMINÉ É PRETA. Uma forma bastante inteligente de manter o povo informado.
Quando essas pessoas resolvem entregar suas vidas nas mãos de DEUS e servi-lo, fazem três votos, três compromissos; que são:

- VOTO DE POBREZA: Mt 19,21. O voto de pobreza de fato libera o EU voraz e nunca satisfeito de bens, de comodidade e de riquezas.

- VOTO DE CASTIDADE: 1 Cor 7,32-35. A castidade liberta o EU sempre ávido em aprisionar afetos, compreensões, simpatia, também sendo o manto do bem e do apostolado.

-VOTO DE OBEDIÊNCIA: Fl 2,6-8. A obediência liberta o EU egoísta, volúvel, caprichoso, indeciso nas escolhas. Permite-lhe, deste modo, deixar-se guiar por CRISTO, conquistar a sabedoria do Espírito, como conquistou MARIA.

POBREZA, CASTIDADE E OBEDIÊNCIA: Um amor que se abre frente a tudo a todos e desemboca na verdadeira CARIDADE.,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain